quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

“O Primeiro Natal”

Espetáculo de teatro conta a história do nascimento de Jesus

Emocionar, refletir sobre o verdadeiro sentido do Natal, por meio da arte, esses são os objetivos do espetáculo “O Primeiro Natal”, que acontecerá no dia 19 de dezembro, às 20 horas, no auditório da Igreja Santa Efigênia. A peça conta, por meio de belíssima encenação com 17 atores, a encantadora história bíblica do nascimento de Jesus, em Belém, retratando os eventos que antecederam a admirável encarnação do Deus menino. “É um momento que une a arte à espiritualidade, em uma preparação para o Natal”, afirma o diretor do espetáculo, Alex Kiefer.

A apresentação partiu de uma parceria entre a Associação do Bem-estar Humano, Igreja de Santa Efigênia e a Sociedade da Imaculada Conceição (SIMC) – centro de ações culturais católicas e obras para a evangelização. O espetáculo conta com belíssimos cenário e figurino, aliados à emocionante trilha sonora, que inclui músicas de época e cânticos natalinos, ajudando a recriar o período histórico da Palestina no contexto do Império Romano por volta do ano zero da era cristã.

O roteiro do espetáculo foi baseado em rigorosa pesquisa de época e é composto das seguintes cenas:

1 - O encontro de José e Maria.
2 - A pureza de Maria.
3 - O noivado de Maria e José.
4 - A anunciação do nascimento de Jesus.
5 - O drama de Maria.
6 - A visita de Maria à sua prima Isabel.
7 - O sonho de José.
8 - A reconciliação de Maria e José.
9 - José e Maria chegam a Belém.
10 - O nascimento de Jesus.
11 - O anúncio do Anjo aos pastores.
12 - A visita dos Reis Magos.

Os ingressos custam R$ 10,00 e podem ser adquiridos na sede da Associação (Clínica da Alma). A renda arrecadada no espetáculo será destinada aos projetos sociais desenvolvidos pela Associação do Bem-estar Humano. “Os atores trabalham de forma voluntária, por dedicação e devoção a Deus, propondo uma atitude evangelizadora e a retomada de valores importantes para a sociedade atual, como fraternidade, caridade, paz e amor. A Sociedade da Imaculada Conceição se caracteriza como instituição sem fins lucrativos. Dessa forma, o grupo aceita doações, com as quais se sustenta”, conta Alex Kiefer.

AGENDA

* Espetáculo: “O Primeiro Natal”
* Data: 19 de dezembro
* Horário: às 20 horas
* Local: auditório da Igreja Santa Efigênia (Rua Álvares Maciel, 223, esquina com Avenida Brasil, Bairro Santa Efigênia).
* Foto: Presépio na Itália. São Francisco fez o presépio vivo, primeiro do mundo. E a região de Assis (Itália) conserva a tradição dos presépios.